MALTE É OBTIDO A PARTIR DA GERMINAÇÃO DA CEVADA, QUE LEVA ATÉ CINCO DIAS PARA SE COMPLETAR E DEIXA OS AMIDOS DO CEREAL EXPOSTOS, PRONTOS PARA SEREM USADOS NO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO.
UM TOQUEZINHOOS CERVEJEIROS ARTESANAIS ACRESCENTAM OUTROS INGREDIENTES, COMO MADEIRA, FRUTAS, CANELA E AVEIA PARA CRIAR SABORES ESPECIAIS.
FERMENTAÇÃOPROCESSO EM QUE AS LEVEDURAS CONSOMEM OS ELEMENTOS PRESENTES NO CALDO E EXPELEM ÁLCOOL, ENERGIA, ÁGUA E “EXCREÇÕES”. ESTAS SÃO RESÍDUOS DO METABOLISMO DO FUNGO QUE DEFINEM O AROMA E O SABOR DA CERVEJA.
CALDOO MALTE É DESPEJADO NA ÁGUA A UMA TEMPERATURA CONTROLADA, ATÉ FORMAR UM CALDO DE AÇÚCARES, PROTEÍNAS E SAIS MINERAIS.
LEVEDURAÉ UM FUNGO COMPRADO EM LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS E IDENTIFICADO PELA SUA PROCEDÊNCIA (BELGA, INGLÊS, AMERICANO, ALEMÃO E ATÉ SELVAGEM, OU “SEM PEDIGREE”).
LÚPULOÉ UMA PLANTA ORIGINÁRIA DA EUROPA QUE GARANTE O AROMA E O SABOR DA CERVEJA. ALÉM DISSO, SUAS PROPRIEDADES AJUDAM A CONSERVAR A BEBIDA E A FORMAR A ESPUMA.
MILHO E ARROZ O MILHO COMPÕE A RECEITA DAS PRINCIPAIS INDÚSTRIAS DE CERVEJA, MAS A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PERMITE QUE ELE REPRESENTE NO MÁXIMO 45% DA MATÉRIA-PRIMA. ASSIM COMO O ARROZ, TORNA A BEBIDA MAIS LEVE E SUA PRODUÇÃO, MAIS BARATA.
FONTES: SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CERVEJA; SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS; UNIFESP; E FREDERICO MING, MICROCERVEJEIRO E CAMPEÃO DO 3º CONCURSO ESTADUAL (2012) DA ASSOCIAÇÃO DOS CERVEJEIROS CASEIROS E ARTESANAIS DE SÃO PAULO
(FOTO: GETTY IMAGES
Fonte: época negócios -
http://epocanegocios.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário