Legião Urbana, banda de rock nacional de grande sucesso nos anos 80 e 90 liderada por Renato russo. O inicio dos anos 80 quando se formou a banda o Brasil ainda passava pela repressão do regime militar, fato que fez com que artistas nacionais se manifestassem contra o sistema e os jovens sedentos por liberdades viam seus pensamentos traduzidos nas letras da banda Legião urbana, onde seus shows eram transformados em showmicios. Ainda hoje a banda tem uma legião de fãs de todas as gerações.
A banda foi formada em agosto de 1982 poucos meses após uma discussão de Renato Russo com sua antiga banda, Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria) na música "Veraneio Vascaína" (na ocasião, Renato havia errado a letra e levou uma baquetada em pleno show).Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flávio Lemos (contrabaixo), reúnem-se com Dinho Ouro Preto e formam o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como Sex Pistols, The Beatles, Ramones, Gang of Four, The Smiths, The Cure, Talking Heads e Joy Division e no filósofo Jean-Jacques Rousseau (daí a inspiração para o nome artístico).
O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de outubro de 1996. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá seguiram suas carreiras e lançaram discos solo nos anos seguintes.
Integrantes
Renato Russo
Dado Villa-Lobos
Marcelo Bonfá
Renato Rocha
Ico Ouro-Preto
Eduardo Paraná
Paulo Paulista
Última formação original 1982-1996
Renato Russo - voz e baixo (1982-1996)
Marcelo Bonfá - bateria (1982-1996)
Dado Villa-Lobos - guitarra (1983-1996)
Nenhum comentário:
Postar um comentário